Um projeto de lei que libera a caça de animais no Brasil será votado nesta terça-feira (14) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados. Hoje, apenas javalis têm a caça permitida no país.

De acordo com a proposta, de autoria do deputado Nilson F. Stainsack (PP-SC),  poderá atuar como caçador esportivo qualquer pessoa com mais de 21 anos que seja registrada como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) e possua licença de caça. O documento terá validade de três anos e será emitido por órgão federal de meio ambiente. A caça envolverá atos de perseguição, apanha e abate dos animais.

O relator, deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), já se manifestou pela aprovação do PL, que tem causado indignação de ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais.

A Comissão de Meio Ambiente é presidida pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP), que teve um áudio vazado recentemente em que se coloca contra uma proposta que buscava “estabelecer regime jurídico especial para os animais domésticos e silvestres”.

“O PL 5544/2020, que permite a caça como esporte, é um ato contra a fauna brasileira e, consequentemente, contra o Brasil. Pedimos a retirada da pauta”, diz a Frente Ambientalista da Câmara. “Você gostaria de ser perseguido e alvejado de tiros por pura diversão? É isso que vai acontecer com nossos animais silvestres se o PL 5544/2020 for aprovado.”

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) alerta para o prazer em matar envolvido nesta questão. “Será que nossa sociedade vai ser dividia entre pessoas que defendem os direitos e a vida e outras que têm prazer em matar, inclusive animais silvestres e ameaçados de extinção? Seremos reduzidos a isso?”, questiona.