O juiz Sérgio Moro afirmou nesta quarta-feira (10) que a publicação do despacho em que autoriza a Polícia Federal a investigar o pagamento de obras no sítio que o ex-presidente Lula frequenta por empresas da Lava Jato foi “lançada automática e inadvertidamente” no site do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região.

O despacho foi lançado no sistema nesta terça-feira (9) foi incluído na mesma área que permite a todo público consultar os processos que tramitam na Justiça Federal sem os devidos cuidados para manter o segredo sobre a investigação.

Após o despacho ter se tornado público, o juiz reconheceu, em outro documento publicado nesta quarta-feira, que “prejudicado o sigilo” do inquérito, já “não faz sentido mantê-lo [o sigilo inicial]”. A nova decisão se aplica apenas à divulgação da autorização para que a PF investigue a relação do imóvel localizado em Atibaia (SP) com a empresa OAS e outras empresas e pessoas físicas investigadas na Operação Lava Jato.

Em seu primeiro despacho, do último dia 4 e divulgado no site do TRF4 nesta terça-feira (9), Moro determinava que, a partir daquele momento, toda a investigação corresse em segredo de justiça, incluindo sua própria decisão.