Após ameaçar explodir bomba durante a prova da OAB na Unijorge, em Salvador, o candidato Frank Oliveira Costa, de 36 anos, foi eliminado do Exame da Ordem e não irá participar da avaliação que foi remarcada para o dia 14 de agosto. As provas, que seriam realizadas no domingo (24), foram canceladas após o rapaz usar balas de gengibre presas ao corpo sob a alegação de que eram explosivos. A situação gerou pânico e correria entre 3.400 participantes.

Conforme a OAB, Frank foi eliminado por “comportamento indevido”, irregularidade que estaria prevista no edital das provas e que pode resultar na exclusão do participante.

O advogado do candidato, Marcos Melo, disse ainda que não foi informado oficialmente sobre a decisão. Entretanto, destacou que o edital é dúbio ao prever a exclusão neste tipo de caso. “O edital diz que o candidato vai ser eliminado [se o comportamento indevido for registrado] durante a prova”, destaca.

Como a situação foi iniciada antes da entrega dos exames, ele diz que fica exposta uma questão de interpretação que cabe questionamento. Marcos ressalta que Frank ainda não esboçou interesse em participar das provas na nova data do Exame. “Caso ele queira participar, após conversar com a família, a gente vai buscar o Judiciário”, revelou.