Com a participação de centenas de moradores, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), autorizou nesta sexta-feira, dia 1º, a requalificação da Praça Antoninho Queiroz, no Bairro de Fátima, que vai ganhar novo designer para oferecer mais conforto, entretimento, lazer e diversão aos moradores do bairro. “Com o Programa Acelera Itabuna estamos mudando a realidade da cidade. Há eixos na infraestrutura urbana, iluminação, reforma e ampliação de espaços públicos”, afirmou.

“As famílias do Fátima terão um novo espaço de interação social, diversão, esportes e cultura. Aqui vejo um comércio pujante que terá muito a ganhar. Por isso, trabalhamos em toda a cidade para requalificar estes equipamentos públicos que são locais de interação entre as pessoas, as famílias, enfim: a comunidade como um todo”, expressou Augusto Castro, que estava acompanhado da Primeira-dama Andrea Castro, secretários municipais, vereadores e líderes comunitários.

Para o prefeito, os desafios são muitos, sua gestão tem vencido obstáculos e conseguiu sanear as finanças públicas e obter financiamento por meio de empréstimos em instituições financeiras nacionais e internacionais.

“Estamos avançando, como nunca, em várias obras e serviços. Algumas já entregues desde o início da gestão em toda a cidade. Por isso, não podemos retroceder no projeto de oferecer à população o que ela deseja. Pensamos na cidade e nos interesses dos cidadãos, das comunidades”, relatou. “Com obstinação, conseguimos destravar obras, projetos e serviços. Nossa vocação é trabalhar mais e ainda melhor para atender as necessidades de nossa gente que há anos busca ser feliz”, acrescentou Augusto Castro. “ Nada resiste à força do trabalho”, discursou.

A titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, falou de sua alegria em atender às solicitações da maioria dos moradores do Fátima. “Fizemos encontros com mulheres e líderes comunitários. Além da requalificação da Praça Antoninho Queiroz, temos a boa notícia de que o Programa Acelera Itabuna chegará brevemente a este bairro onde atualmente estamos executando a “peração Tapa-Buracos”, disse.

“Mas, digo aos moradores que as ruas de bairro serão pavimentadas porque o desejo é muito forte. Onde o povo pisa na lama e na poeira vamos colocar asfalto e isso disse às mulheres com quem conversei”, relatou. “Vamos promover a justiça social porque é compromisso do prefeito Augusto Castro. Já iniciamos a zona dois pelo Califórnia, chegaremos ao Nova Califórnia, aos parques Boa Vista, Verde e Paraíso brevemente porque é nosso compromisso e aos demais bairros dessa subdivisão que fizemos no Programa Acelera Itabuna”, afirmou.

A Praça Antônio Gonçalves Queiroz terá novo piso em concreto armado e pedra portuguesa, implantação de acessibilidade através do rebaixamento do nível da praça, com a construção de novas calçadas, rampas e piso tátil e troca de meio-fio. Nas extremidades da praça haverá reduções, implantação de postes metálicos e iluminação em LED, novo mobiliário: mesas de jogos, lixeiras para coleta seletiva, bancos de concreto e bicicletário.

Para as crianças, adolescentes e pessoas idosas haverá a construção de parquinho e academia ao ar livre, isolados por cerca de eucalipto. Além disso, a ampliação da praça com fechamento do retorno viário que a divide e construção de palco, revitalização da quadra de areia e do alambrado e paisagismo de acordo com a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, secretária Sônia Fontes.

As obras terão ainda a reconstrução dos canteiros de árvores, novo paisagismo e a execução de iluminação em LED com cabeamento embutido no solo. . A reforma do equipamento público integra o pacote de quatro praças que serão reconstruídas com recursos da ordem de R$ 1.602.051.17 e cuja licitação teve como ganhadora a empresa Baleeiro Construtora.

Também discursaram o secretário de Governo, Rosivaldo Pinheiro, os vereadores Ronaldo Geraldo, autor do pedido, e Erasmo Ávila, a presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima,,Simone Lima. Ainda o estudante e enfermeiro Alec Bidu e a líder comunitária dona Aninha.