Os atletas e integrantes da Comissão Técnica do Itabuna Esporte Clube foram apresentados nesta segunda-feira, dia 4, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) pelo presidente Rodrigo Xavier. O time retornou à elite do futebol baiano depois de sagrar-se campeão da 2ª Divisão neste ano.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), esteve no evento e declarou que a Prefeitura vai reforçar o apoio ao clube nas competições previstas para 2024, que começam com o Campeonato Baiano de Futebol, com estreia contra o Atlético de Alagoinhas, dia 14 de janeiro, às 18h30min, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, onde o Azulino mandará seus jogos.

Augusto disse ainda que, além do suporte institucional, o município vai apoiar o Itabuna Esporte Clube, através de patrocínio da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA), cuja logomarca estará estampada nas camisas do time. O prefeito lembrou que também buscou o apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e empresas privadas para que o time fosse fortalecido.

 “Itabuna fará um grande Campeonato Baiano e fez por merecer essa colocação”, falou Augusto Castro. “O time tem hoje uma equipe de profissionais que promete lutar para alcançar seus objetivos, fazer brilhar aquilo que os amantes tanto gostam: o futebol. Tudo na vida é um coletivo e estamos aqui para apoiar o esporte e o Itabuna Esporte Clube”, afirmou.

A temporada 2024 inclui a participação do Itabuna na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. O time será treinado por Mathaus Sodré, 36 anos, que neste ano conquistou o Campeonato Paraense pelo Águia de Marabá (PA). Ele terá como auxiliar o seu pai, Gerson Sodré, lendário ex-atleta que atuou como jogador do Itabuna na década de 70.

Entre os reforços anunciados nesta semana estão os goleiros Andrey Ventura, relevado pelo Botafogo (RJ) e Jorge Meurer, que tem passagens pelo futebol Gaúcho, com atuação pelo Glória e Avenida. Outros jogadores são os zagueiros Diego Augusto, que passou pela Portuguesa (SP), São Bernardo (SP), Oeste (SP) e Sergipe (SE), e Jonatan Vital, revelado pelo CSA-AL e que atuou pelo CRB, Bahia de Feira e Treze da Paraíba.

MAIS REFORÇOS

Para a lateral direita estão chegando Railan Reis, relevado pelo Bahia e com atuação pelo Fortaleza (CE), Red-Bull (SP), Portuguesa (SP) e Campinense (PB); e Rodriguinho, que começou a carreira no Coritiba (PR), Chicago Fire (Estados Unidos), Juazeirense e Brasiliense (DF).

Para a lateral esquerda, o Itabuna confirmou a contratação de Caetano Pires, que tem passagens pelo CSA (AL), Atlético de Alagoinhas e Lages (SC), e Maikon Alexandre, que iniciou a carreira no ABC de Natal (RN) e tem passagens pelo Sergipe, Murici (AL) e Carajás (PA).

Para a posição de volante, entre os contratados estão Guilherme Ivo e Danilo Cerqueira, que foi relevado pelo Ypiranga (PE), com passagem pelo Guarany de Sobral (CE) e Águia de Marabá (PA). Esses e outros nomes serão confirmados na segunda-feira.

Logo depois da apresentação oficial do elenco, o Itabuna Esporte Clube inicia sua preparação em Itapitanga, onde o time fará pré-temporada amistosos, inclusive contra a seleção local.