Organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2 reuniu prefeitos e representantes de municípios brasileiros para propor medidas com vistas à redução dos altos índices de violência. A abertura do encontro aconteceu na última terça-feira (25), no Palácio da Justiça, em Brasília, com a presença do ministro Flávio Dino.

O seminário teve como objetivo ouvir instituições parceiras e representantes das cidades abrangidas, colher as demandas e apresentar os eixos prioritários para articular políticas públicas. Na ocasião, o ministro e a coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Tamires Sampaio, assinaram o termo de adesão dos municípios à iniciativa.

Presente no evento, o prefeito Mário Alexandre reforçou a necessidade da participação do Governo Federal em ações voltadas à segurança pública, com foco no fortalecimento da Guarda Civil Municipal (GCM). “Estamos buscando recursos em prol da paz e da segurança do nosso cidadão”, disse Mário Alexandre, que participou da abertura do seminário acompanhado do secretário de Ordem Pública, Marcelo Barreto.

O gestor ilheense lembrou a importância da implantação da Casa da Mulher Brasileira, unidade responsável por ampliar a defesa das mulheres vítimas de violência em Ilhéus e região. O Pronasci está focado nas 163 cidades brasileiras que concentram 50% das mortes violentas intencionais. O seminário traz ainda oficinas para discutir prioridades e estruturas necessárias à implementação do programa em âmbito municipal.

Além das ações diretas na área, Mário Alexandre destacou a relevância social dos investimentos em educação, através da construção de Escolas em Tempo Integral. “Um programa fundamental e de extrema importância para que o aluno tenha acesso à cultura e à educação. Isso tem que ser uma prioridade”.

Pronasci 2; segurança pública; bahia

por Pedro Cotrim, Sucom