A Prefeitura Municipal de Ilhéus, por meio da secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, esclarece algumas informações sobre o que foi divulgado até o momento pelo Governo Federal a respeito do novo programa de assistência e transferência de renda, o Auxílio Brasil. O programa vai substituir o Bolsa Família, ou seja, os cadastrados no atual programa não devem se preocupar, pois passarão a ser beneficiários do Auxílio Brasil, recebendo normalmente o benefício, através do cartão do Bolsa Família ou carteira de identidade.

As famílias que já estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico) também vão ter direito ao Auxílio Brasil, desde que se encontrem em situação de extrema pobreza ou em situação de pobreza. As famílias em situação de pobreza, apenas poderão receber o benefício se possuírem em sua composição gestantes ou pessoas com idade até 21 (vinte e um) anos incompletos.

O secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, explica que não precisa fazer atualização no cadastro para participar do novo programa. Quem já está cadastrado no Bolsa Família vai migrar para o Auxílio Brasil. As pessoas cadastradas no CadÚnico, só precisarão atualizar os seus dados caso tenha ocorrido alguma mudança na família como, por exemplo, o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho,  ou alguém que deixou de morar na residência. Para atualização desses dados, o cidadão deve comparecer ao CRAS mais próximo.

Para a atualização desses dados com os moradores dos distritos de Ilhéus, a Prefeitura disponibilizará um ônibus social com destino a essas comunidades para fazer as devidas atualizações. A Prefeitura Municipal de Ilhéus aguarda a tramitação do novo auxílio que corre no Congresso Nacional.

A previsão é de que o Auxílio Brasil comece a ser pago ainda este mês, a partir do dia 17 de novembro. Para dúvidas e esclarecimento acesse https://www.gov.br/pt-br ou entre em contato com os números: (73) 98899-8977 ou (73) 98825-4212.