O primeiro evento-teste de Ilhéus foi realizado na noite da última sexta-feira (15). A festa liberada para 500 convidados aconteceu na área aberta do espaço Boca Du Mar, em atendimento aos protocolos sanitários. Somente quem testou negativo para a Covid-19 e comprovou imunização completa, com dose única (para aqueles que tomaram a vacina da Janssen) ou as duas doses, teve acesso ao local.

Após sete dias da realização do evento, todos os participantes se submeterão a novos testes para o rastreamento da doença, com coletas de ELISA e RT-PCR (saliva e nasal), nos dias 22 e 23 de outubro, das 8h às 12h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Conforme a Prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de testar os protocolos sanitários previamente analisados pelos órgãos envolvidos e autoridades de saúde para flexibilizar as medidas restritivas, com a retomada de shows e festas na cidade, cujo setor foi um dos mais afetados por conta da pandemia. Além disso, as informações também servirão para avaliar os protocolos que serão utilizados nas próximas celebrações.

 

Evento-teste

DJ Ruan Santiago – foto: Thássio Ramos

A gestão municipal destaca que a decisão atende análises criteriosas dos dados existentes, visto que Ilhéus ficou sem registrar mortes por Covid-19 no período de 30 dias. O evento representa um parâmetro para retomar as atividades de forma controlada e responsável, com acompanhamento dos indicadores e avaliação do cenário epidemiológico.

A festa teve duração aproximada de cinco horas, com apresentação das bandas Via de Acesso, Nego Lú e do DJ Ruan Santiago. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, Samu, Fiscalização de Posturas, Guarda Civil Municipal (GCM) e Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) forneceram toda segurança e suporte necessários.

 

Evento-teste

Via de Acesso – foto: Thássio Ramos