O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que integra o Departamento da Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, realizou, na última semana, atividades em diversas comunidades de Ilhéus voltadas para o bem estar da população. No último dia 4 de maio, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Nelson Costa, moradores locais assistiram à palestra sobre alimentação saudável e atenção para uma boa saúde mental.

Nos dias 5 e 7, moradores dos bairros Conquista e Iguape exercitaram  o corpo ao participar de uma caminhada de curta distância, orientada por educadores físicos e assistentes sociais que atuam nos postos de saúde do município.

Já na quarta-feira, 6, o NASF realizou um mutirão de serviços na Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Malhado. Na oportunidade, foram oferecidos serviços de saúde, a exemplo de aferição de pressão arterial e glicemia, exames preventivos, atendimento pediátrico e vacinação. De acordo com o secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Ocké, essas ações possibilitam que toda a estrutura médica oferecida pelo município esteja mais próxima das comunidades.

Dia do Enfermeiro – Nesta terça-feira, 12, comemora-se em todo o mundo o Dia do Enfermeiro, profissional responsável por prestar os primeiros atendimentos médicos ao paciente. Em Ilhéus, de acordo com Bárbara Magalhães, enfermeira e coordenadora do setor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, existem 123 profissionais dessa área, atuando em departamentos diversos, como postos de saúde, administrativo, central de regulação do SUS, na alta e média complexidade, nos Centros de Atenção Psicossocial (Capes) e na coordenação de equipes de campo.