O Colo Colo de Futebol e Regatas é uma agremiação esportiva da cidade de Ilhéus fundada em 3 de abril de 1948, e o seu maior e único patrimônio é a sua torcida. Em 2006, sagrou-se campeão baiano da 1ª divisão. De lá pra cá só vexames, decepções em certames e, e muitas dívidas. O tigrão (sua alcunha) ruge de dor  Há anos vive momentos difíceis e sem um futuro definido.

Hoje um clube absolutamente insolvente e, seu rugir é  só agonia. Mas, não há sofrimento que perdure, e, uma luz apontou ao fim do túnel, com uma provável parceria e assinatura de contrato de co-gestão do departamento de futebol profissional com a empresa Global Ativos, Holding/RS, visando a sua participação na terceira ou segunda divisão do campeonato baiano de 2023.

O JORNAL DO RADIALISTA entrou em contato com o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube, a quem cabe deliberar e aprovar em assembleia tal parceria. Por enquanto ainda nada definido. Vamos a entrevista com o Presidente MARCO MARON.

JORNAL DO RADIALISTA: Presidente, boa tarde. 0 que o senhor sabe sobre o contrato firmado pelo presidente da diretoria executiva, com esta empresa

MARCO MARON – Boa tarde Elias Reis. Na realidade não existe nenhum contrato firmado entre o Colo Colo e a Global. Existe sim um protocolo de intenções entre a Global e a agremiação Colo Colo. Todo e qualquer tipo de contrato desta magnitude tem que passar pela anuência do Conselho Deliberativo. Lembrando que essa empresa foi contatada pelo próprio presidente da Diretoria Executiva.

JORNAL DO RADIALISTA: E, este Conselho Deliberativo do Colo Colo, é ouvido ou é um mero figurante?

MARCO MARON – O Conselho é eleito para fiscalizar. Já conversei com o Hermano. Vai ser criado uma comissão de futebol, caso tudo caminhe bem, para acompanhar as ações da Global.

JORNAL DO RADIALISTA: Além da intenção da criação de uma comissão de futebol, quais outras ações iniciais? Situação dos sócios, o que diz o senhor?

MARCO MARON – O processo é longo. Primeiro… precisamos reconstruir o Conselho. Segundo, precisamos mudar o estatuto do clube com o crivo dos conselheiros e sócios. Este processo duraria no mínimo seis meses.

JORNAL DO RADIALISTA: O senhor tá confiante nesta parceria?

MARCO MARON – É o que temos. Iremos fazer um teste neste certame/2023. Caso a reciprocidade seja a que queremos, podemos adiantar o processo para que essa empresa ou mesmo outra que se candidatar adquira o SAF do clube.

JORNAL DO RADIALISTA: A diretoria executiva atual é tampão, já toda composta?

MARCO MARON – Não é tampão. O Presidente Hermano Fahning foi de fato eleito sendo o segundo vice. Diante das renúncias do presidente (Márcio) e do primeiro vice (Zé Carlos), recentemente. Os demais membros da executiva não serão repostos. Ano de 2024 começa novo processo eleitoral do clube.

JORNAL DO RADIALISTA: Caso concretize esta parceria, a Global vai sanar todas as dividas do clube?

MARCO MARON – A Global não vai quitar nada. A Global vai “tocar” o departamento de futebol. Os débitos continuam sendo do clube.

JORNAL DO RADIALISTA: Qual a sua relação com o presidente do Colo Colo?

MARCO MARON – A melhor possível. Hermano é uma pessoa do bem e está interessado em resolver os problemas.

JORNAL DO RADIALISTA: Na suposta assinatura do contrato de parceria com a Global (coisa que não ocorreu – o que houve foi uma minuta de intenção), no último dia 15, o senhor se chateou por que, se sentiu deixado de lado?

MARCO MARON – Veja bem…Já ouvi nas ruas que meu sonho é ser Presidente do Colo Colo. Quero deixar claro bem aqui., que não fui ainda porque não quis. Nunca tive interesse. Não tenho tempo para exercer a função. Não fiquei chateado. Como presidente do Conselho tenho que defender a agremiação. Cobrei da Global garantias para o clube. Quem responde por tudo que ocorrer nesta parceria é o CNPJ do Colo Colo. Enquanto eu estiver na agremiação defenderei os seus direitos. Não podemos mais cometer erros.

JORNAL DO RADIALISTA: O senhor garante que o Colo Colo vai participar este ano do campeonato baiano?

MARCO MARON – Faremos o impossível para que isso ocorra. Hoje dia 27, posso te dizer que no depender das pessoas envolvidas no clube, a resposta é sim. Inclusive, o presidente se encontra em Salvador (FBF) resolvendo esta questão e também tratar dos débitos com a Federação, já que a inscrição para o certame deste ano finaliza nesta terça-feira, 28. Pela minuta, o pagamento da inscrição será de responsabilidade da Global.

JORNAL DO RADIALISTA: O time hoje é uma agremiação vazia, sem lenço e sem documento. Participar do campeonato sem estrutura, sem um quadro de sócios contribuintes adimplentes, não seria mera vaidade?

MARCO MARON – O Colo Colo tem sim uma listagem de sócios. Inclusive, caso o time retorne a primeira divisão temos interesse em novos sócios.

JORNAL DO RADIALISTA: Pra encerrar, gostaria de saber do senhor se o Colo Colo vai continuar usando aquele ‘quartinho’ como escritório lá no Estádio Mário Pessoa, e se não já está na hora de entregar aquele coió, e o time começar a caminhar com suas próprias pernas?

MARCO MARON – Em primeiro momento o Colo Colo vai continuar usando sim. Quanto a Global, não sei.

JORNAL DO RADIALISTA: Independente de parceria ou não, qual o futuro do Colo Colo?

MARCO MARON – Toda e qualquer divida do clube, deve ser renegociada. O Colo Colo não tem nenhum patrimônio material. Neste momento a única receita é a publicidade do muros do estádio.  Nossas esperanças, claro, estão nas expectativas de parcerias.

JORNAL DORADIALISTA: Encerrando nossa entrevista, gostaria de saber, de forma mais ampla, quando o futebol profissional de Ilhéus vai alavancar, o que falta? Obrigado Marco pela entrevista.

MARCO MARON – Falta dinheiro (risos…). Quem estaria disposto a bancar em média R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil) reais todo mês numa equipe de futebol? Nenhum time do interior da Bahia vice de rendas de estádio. A conta nunca fecha. O Mário Pessoa, em Ilhéus, comporta 4.000 pessoas. Fazemos no mês apenas 02 (dois) jogos em casa. Bancar uma casa do atleta com alimentação, outros custos, custo com deslocamento, viagem e hotel.. Não é fácil. Obrigado a você Elias pela oportunidade.

Marco Maron, Presidente do Conselho Deliberativo do Colo Colo de Ilhéus.