Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu, nesta segunda-feira (20), a província de Hatay, no sul da Turquia. Esse é o mais forte tremor na região desde os devastadores abalos de 6 de fevereiro, informou a Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD).

Segundo a agência, o epicentro ocorreu na localidade de Defne, e o movimento sísmico ocorreu por volta das 20h04 no horário local (14h04 em Brasília) e pôde ser sentido em até 200 quilômetros de distância, apuraram os jornalistas da AFP.

Um jornalista da AFP relatou cenas de pânico, acrescentando que os novos tremores levantaram nuvens de poeira na cidade já devastada pelo tremor de duas semanas atrás. As paredes dos edifícios bastante danificados ruíram enquanto várias pessoas, aparentemente feridas, pediam ajuda. Segundo a AFAD, mais de 6.000 tremores secundários foram registrados desde o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e a Síria .

Ao jornal britânico The Sun, Muna Al Omar, uma moradora da província de Hatay, disse que estava em uma barraca em um parque no centro de Antakya quando o terremoto dessa segunda aconteceu.

“Achei que a terra ia se abrir sob meus pés”, disse ela, chorando enquanto segurava seu filho de 7 anos nos braços. “Haverá outro tremor secundário?”, ela perguntou.

Buscas – Os esforços de resgate por sobreviventes do terremoto do dia 6 de fevereiro foram encerrados em todas as províncias da Turquia exceto duas nesta segunda-feira, informou a agência de desastres do país, quase duas semanas após o forte tremor matar dezenas de milhares de pessoas.

As esperanças de encontrar alguém com vida são mínimas, mas as buscas continuarão em Kahramanmaras e Hatay, disse o chefe da agência, Yunus Sezer.Ele disse que os esforços de busca e resgate continuam em cerca de 40 prédios nas duas províncias, mas espera que esse número caia até a noite de domingo.

Segundo autoridades , o número de mortos no terremoto ultrapassou 46 mil pessoas, sendo mais de 40 mil pessoas na Turquia e 5.800 na Síria. Espera-se que os números subam, pois ainda há muitos desaparecidos. Mais de 84 mil prédios, somando mais de 345 mil imóveis, foram destruídos na Turquia.