No primeiro semestre de 2022, o Judiciário baiano recebeu, no âmbito do 2º grau, 59.282 processos, de acordo com apuração da primeira vice-presidência do Poder Judiciário da Bahia (PJBA).  O número representa um crescimento de 46,18% mais em relação ao mesmo período de 2021, quando foram recebidos 40.553 processos.

“São dados expressivos, que demonstram cada vez mais a necessidade de empenho dos desembargadores, juízes convocados e servidores, no desenvolvimento de suas atribuições, bem como da continuidade de políticas institucionais visando a solução extrajudicial dos conflitos”, ressaltou a primeira vice-presidente do PJBA, desembargadora Gardênia Pereira Duarte.

A primeira vice-presidente ressalta ainda que, apesar do quantitativo de processos recebidos no âmbito do segundo grau, a Diretoria de Distribuição (DD2G) obteve um percentual de 99,8% de conformidade. Isso porque dos 59.282 processos distribuídos no período, apenas 108 incorreram em erro na unidade, seja no cadastramento (triagem) dos processos ou equívoco na identificação de prevenção.

Os dados foram obtidos a partir do sistema Exaudi, entre janeiro e junho de 2022, e informados mensalmente ao público externo por meio da publicação no Diário de Justiça Eletrônico dos avisos mensais de quantitativo de processos distribuídos nos sistemas judiciais.