O TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) suspendeu o repasse de verbas do fundo eleitoral para a campanha do deputado federal Daniel Silveira (PTB), a pedido do MPE (Ministério Público Eleitoral). Nessas eleições, Silveira concorre a uma vaga ao Senado pelo Rio.

A decisão unânime tomada nesta quarta-feira (24) pelo Tribunal. Os juízes eleitorais determinaram que Silveira, além de não ter acesso ao fundo partidário do PTB ou ao FEFC (Fundo Especial de Financiamento de Campanha), também deve devolver qualquer quantia desses fundos que tenham sido destinada a sua campanha.

O PTB ainda deve pagar uma multa de 10% sobre os valores que venham a ser destinados à candidatura de Silveira após a decisão.

A suspensão pode levar ao indeferimento da candidatura de Daniel Silveira ao Senado, porque o MPE considera o político inelegível, desde que foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a oito anos e quatro meses de prisão por ataques aos ministros da Corte. Na condenação, ele também perdeu os direitos políticos.