Está tudo pronto para abertura, logo mais às 17 horas, da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que neste ano terá a 42ª edição na Travessa Adolfo Leite. Será a primeira vez desde que foi declarada  patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município de Itabuna  no ano passado, por meio da à Lei Municipal nº 2.606, sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Logo após, já no Circuito Beira-rio, a primeira atração a se apresentar, às 18 horas, será a Banda Zorra, seguida do cantor Edu Casanova. Ainda tem Charanga da Alegria e Tiago Aquino, como última apresentação da noite.

Na sexta-feira, dia 10, a programação inclui lavagem com água de cheiro pelas baianos e blocos afros, desfile dos blocos Rixô Elétrico, Ylé Axé Odara – baianas do Grupo Encantarte, Mendigos de Gravata, Hora-Extra, Casados I… Responsáveis, Maria Rosa e Descasados. No palco do Circuito Beira Rio, as bandas Pecados Capitais, Afrodisíaco e Parangolé vão garantir a animação a partir das 18 horas.

Já no sábado, a programação começa a partir das 14 horas para a criançada com bailinho infantil, seguida da apresentação de Dani Matos e a Charanga da Alegria.  A partir das 19h30min passarão pelo palco DJ Day, Boyzinho e La Fúria. Quem encerra a festa é O Índio, que sobe ao palco a partir da meia-noite.

Na década de 80, o  despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel,  no seu escritório na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), recebeu a visita do amigo engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca), morador de Salvador, que lhe relatou a lavagem do Beco Maria da Paz, o que evoluiu para a  criação da Lavagem do Beco do Fuxico.

Reduto da boemia itabunense, a Adolfo Leite concentra o ABC da Noite,  do lendário Caboclo Alencar, e outros bares como a Fuxicaria, que ao meio-dia e aos finais de tarde de segunda a sábado, se enchem de amigos e clientes para o papo, a cervejinha, a batida de sabores de frutas tropicais e claro, a resenha diária sobre variados assuntos, incluindo futebol e casos prosaicos da cidade.