De 22 a 24 de fevereiro o II Festival de Cultura Popular da CASAR em Ilhéus promoverá uma rica programação em quatro espaços – Teatro Municipal de Ilhéus, na Praça do Teatro, na Academia de Letras e no Ponto de Cultura Literatura de Cordel – CASAR (Pontal). São oficinas, palestras, exposições, desfile de figurinos e apresentação de mais de 30 manifestações culturais como literatura de cordel, xilogravura, teatro de rua, dança, circo, capoeira, maculelê, samba de roda, mamulengo, repente, estandartes, feira de artesanato, quadrilha junina, bumba meu boi, estátua, ventríloquo, violeiros, artes plásticas, bloco afro, ciranda, folia de reis, samba de coco, poesia, dança indígena, tiraneiro, música popular, forró, xaxado, xula, xote e baião.

O público vai, ainda, se emocionar com os shows de grandes artistas do nosso Nordeste, como Carlos Silva, Geruza Guedes, Teo Guedes e Domingos Santeiro. O encerramento ficará por conta de Bule-Bule, sambador, repentista, cordelista, forrozeiro um dos mestres da Cultura Popular nordestina mais renomados do Brasil.

“O Festival foi pensado para fortalecer as culturas populares existentes no município de Ilhéus e região, além de divulgar essas manifestações. O evento vai, também, estimular a criação de políticas públicas para este setor, chamando atenção para a valorização da tradição e da história da nossa cidade”, explica a presidente da CASAR, Mestra Janete Lainha. Este ano o Festival contará com a novidade que é o lançamento do VALE-CORDEL, iniciativa que possibilitará aos estudantes das Escolas Municipais e Estaduais adquirirem exemplares de Literatura de Cordel de mais de 20 cordelistas locais, regionais e nacionais.

Durante os três dias, a programação será aberta gratuitamente para o público da cidade e região e para os turistas que poderão conhecer ainda mais a cultura viva da Ilhéus. Já para assistir ao show ‘‘A casa é sua’’, do mestre Bule-Bule e convidados, no dia 24/02 às 20h no Teatro Municipal de Ilhéus, os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Ponto de Cultura CASAR e no Teatro Municipal de Ilhéus, a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

O II Festival de Cultura Popular de Ilhéus tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, sendo parte da ação prioritária dos Pontos de Cultura, Programa Cultura Viva, iniciativa do Ministério da Cultura. Conta também com apoio do SEBRAE, da Prefeitura Municipal de Ilhéus, da Raça Produções.

CONTATOS:

E-mail: casar.casadaculturapopular@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/Festival-de-Cultura-Popular-da-CASAR-em-Ilh%C3%A9us-1291925610830730/

Telefone: (73) 3231-4352 / 98853-7856