Na próxima segunda-feira (16), o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com apoio de representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realizará palestras sobre orientações e riscos do novo coronavírus (Covid-19).

Nesta segunda-feira (16), a equipe da Sesau realizará palestra para 50 multiplicadores da rede municipal de educação no Auditório da secretaria, às 8h30. Logo após, às 10h, a equipe dialogará com os colaboradores do Aeroporto Jorge Amado.

De acordo com o secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, o momento agora está voltado para reunir e capacitar multiplicadores para orientações, com o objetivo de contingenciar e enfrentar o coronavirus. A Sessau já realizou diversas palestras e capacitações para os profissionais de saúde da rede municipal.

O prefeito Mário Alexandre enfatiza que o Município se mantém vigilante, monitorando o avanço da doença no Brasil. “Os profissionais da Atenção Básica de Ilhéus foram capacitados e o fluxo de atendimento nas unidades de saúde para o enfrentamento do coronavirus em Ilhéus está em funcionamento. Lembramos que a cidade não possui nenhum caso confirmado de coronavirus até o momento”.

Durante a palestra, a equipe instruirá os profissionais sobre a identificação dos sintomas, entre os mais comuns:  febre, tosse e dificuldade para respirar. Todo caso suspeito é testado primeiramente no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), com realização do exame PCR para vírus Influenza (AH1N1, AH3N2, Influenza B) e outros vírus respiratórios (Sincicial, Metapneumovírus, Adenovírus, Parainfluenza).

Medidas de prevenção e controle – Atualmente não existe vacina para prevenir a infecção por COVID-19. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ficar exposto ao vírus.

A Sesau informa à população que em caso de apresentação dos sintomas como febre e/ou tosse, coriza e dificuldade de respirar, passagem em área de transmissão local e/ou  contato com pessoa com coronavirus confirmado nos últimos quatorze dias, a orientação é que o usuário fique em casa em local ventilado, distante das pessoas, evite visitas, lave bem as mãos, use álcool gel, se possível, faça uso de máscara descartável, não compartilhe utensílios e ligue para a Vigilância Epidemiológica para os números (73) 98837-9911 e WhatsApp (73) 98866-4656.

Os casos suspeitos, prováveis e confirmados devem ser mantidos em isolamento enquanto houver sinais e sintomas clínicos. O tratamento é de suporte conforme a sintomatologia do paciente.

Se o estado de saúde for grave, o usuário deve ligar para o SAMU 192 para encaminhamento hospitalar.

A maior arma contra o coronavirus é a prevenção. A população deve ter calma e não confundir uma simples gripe ou rinite alérgica com coronavírus.

Como posso me proteger?

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%;

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos;

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar;

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;

-Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados, entre outras medidas individuais preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).