Uma cápsula do tempo com um texto oferecido pelo professor doutor Rodolfo Pamplona Filho, Juiz da 32ª Vara do Trabalho de Salvador, marcou a XI FENOPO – Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus, realizada de 22 a 24 de setembro, na sede da instituição. A cápsula foi depositada em uma urna na área de convivência, sob a escada de acesso do prédio administrativo da instituição, e permanecerá fechada, custodiada aos olhos da comunidade acadêmica, para reabertura dez anos depois, em 23 de setembro de 2026.

“É bom que fica como uma lembrança deste momento para gerações futuras”, exaltou o professor Rodolfo Pamplona Filho, que veio a Ilhéus para realizar a palestra sobre “A nova lei da terceirização e as repercussões na relação entre patrão e empregado”, durante a Fenopo 2016, no auditório Adélia Melo, completamente lotado.   A palestra tratou da disciplina jurídica da terceirização no Brasil. Ele explicou como isso começou e quais são as perspectivas para o futuro das relações de trabalho no Brasil.

“A ideia é que o que se vai ter hoje, espera ter, é uma disciplina legal da terceirização, no sentido de deixar de ser regulada só pela jurisprudência do TST, mas sim, pensar em abrir a porta para novas formas de contratação, que poderia terceirizar em atividade, em qualquer atividade empresarial especializada”, argumentou o juiz.

Cápsula – Durante a solenidade de fechamento da urna, o professor encantou os presentes com a proposta da “cápsula do tempo”, quando disse: “Estamos em setembro de 2016 e não sabemos o limite da escassez. Vivemos em um tempo de incertezas, do que sai da urna ou se tem na mesa, na luta diária pelo que comer ou simplesmente por sobrevier. Estamos em setembro de 2016 e não sabemos o limite da sensatez, do que seja golpe ou exercício democrático, do clamor ético ou chamado carismático, na profunda vontade de compreender se ainda há um caminho a percorrer.”.

E continuou: “Estamos em setembro de 2016 e não sabemos se há limite na estupidez. Vivemos tempo de bipolaridade no sobrepujar, da mídia sobre a verdade, no poder da informação ou manipulação, para linchamento de qualquer reputação. Estamos em setembro de 2016 e não sabemos o limite da embriaguez, de quem comeu melado e se lambuzou, de quem todos os pudores ultrapassou, propugnando por proteção ou flexibilização, com a máscara da modernização. Estamos em setembro de 2016 e não sabemos o que o futuro fez, não sabemos o destino insondável, reservado para o nosso presente ainda criança. Ainda assim, o nosso único direito inalienável sempre foi e sempre será o de ter esperança.”

Rodolfo Pamplona Filho, que já atuou como Juiz do Trabalho em Ilhéus, é Mestre e Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autor, coautor, organizador e coorganizador de diversos livros técnicos na área de Direito e em outras áreas de Ciências Humanas e Sociais, além de poesia e obras musicais. Em 2015, Pamplona esteve na Faculdade de Ilhéus e fez uma palestra sobre “Assédio Sexual e Assédio Moral nas Relações de Trabalho”, durante a III Jornada Jurídica.

Abertura – Participaram da solenidade de abertura da XI Fenopo, o diretor-geral Almir Milanesi, o secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Roberto Garcia, a diretora acadêmica Sandra Milanesi, e a coordenadora da XI Fenopo, Maria Lúcia Leite. A primeira palestra teve como tema “Empreendedorismo: A Ferramenta Correta é a sua Iniciativa” e foi realizada pelo analista de sistema e designer de Internet, líder do programa acadêmico da Microsoft, Dário Andrade, e o engenheiro de software e diretor da E-Seth Tecnologia, Rubens Guimarães.

O evento contou com o patrocínio da Gráfica e Editora Mesquita, TV Santa Cruz, Terceira Via – Formatura e Eventos, Uniodonto, Drogarias Velanes, Avatim – Cheiros da Terra, Kikabom Sorveteria, Mar Aberto – Music Bar, Amo – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Prefeitura de Ilhéus (Secretaria de Indústria e Comércio), Hotel Jardim Atlântico, O Boticário, Sebrae, Caixa Econômica Federal, e a parceria de Elifaz Anunciação e Christian Gresik Contadores Associados

.Participantes dos projetos de economia criativa dos bairros do Pontal e Hernani Sá expuseram seus produtos em estandes, ao lado de expositores alunos da casa e empresas da cidade. Durante o evento, aconteceram shows musicais com Allan Diniz e as bandas La Barca, Mina Loka e Via de Acesso no palco instalado no local da feira.

Trabalhos Científicos – Houve ainda apresentação de treze trabalhos científicos de estudantes da Faculdade de Ilhéus. Foram selecionados como os três melhores, por uma comissão de professores: “Nutrigenética: a interação entre os hábitos alimentares e o perfil genético individual”, de Vanessa Ferreira de Souza, Alexandrina Gillet e Rodrigo Alves Bezerra; “A (in) adequação legal do Plano Diretor de Ilhéus com vistas à Lei nº 10.257/ 2001”, de autoria de Rui Alberto Albertuni e Leandro Alves Coelho: e “Radiografia Panorâmica como auxiliar de Ateroma na Carótida”, de Carolina Eduvirgens Loureiro, Bruno de Souza Ribeiro, Antônio Henrique Braitt e Ana Grasiela da Silva Limoeiro.