Foi oficializada nesta sexta-feira (4) a transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) foi nomeado para o Cargo Especial de Transição Governamental, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU). A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

Informalmente, a transição foi iniciada na última quinta-feira (3), quando Alckmin participou de uma reunião no Palácio do Planalto. Ele foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição, que será responsável por analisar as contas públicas e preparar as primeiras medidas do governo. Já Ciro Nogueira é o responsável por chefiar os trabalhos do governo Bolsonaro. Após reunião com Alckmin,

Em entrevista à imprensa durante sua visita ao Planalto, o ex-governador de São Paulo afirmou que o trabalho da equipe de transição começará efetivamente na próxima segunda-feira (7), quando Lula deve retornar da folga pós-eleição.

“Nós deveremos começar a partir de segunda-feira da próxima semana. Todo o fluxo de informações foi conversado, vamos encaminhá-la para o ministro Ciro Nogueira, e a transição instalada com objetivo da transparência, planejamento, de continuidade dos serviços prestados à população e que a gente possa, nesse período, ter todas as informações e poder dar continuidade aos serviços e nos prepararmos para a posse”, disse Alckmin, destacando que Lula também deve colocar a mão na massa já na próxima segunda.