A Defensoria Pública da União (DPU) solicitou que o ataque a uma ocupação indígena em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, seja apurado pelo governador do estado, Jerônimo Rodrigues, e pelo secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

A solicitação foi feita nesta sexta (2), três dias após O caso que deixou um indígena baleado.

Segundo o órgão, a vítima foi identificada como Carlos Fernando Aquino dos Santos, de 27 anos. Ele foi atingido na lombar na noite de terça (30). Após ser levado para um hospital da região, ele passou por cirurgia e está estável.

Na ocasião, um outro indígena ficou desaparecido, mas foi achado na quarta-feira (31), em uma região de mata. Ele se escondeu no local para se proteger dos tiros. Segundo a DPU, o homem foi identificado como Alessandro Silva dos Santos e estava com hematomas.

A DPU também pediu o uso da Força Nacional de Segurança Pública para fazer a segurança dos povos originários da região.

Após o ataque, o Movimento Indígena da Bahia enviou uma carta para o Ministério da Justiça e Segurança, onde abordaram a insegurança na região. No material, eles pediram que a Polícia Federal assuma as investigações de conflitos na região.

Na quinta (1º), o Ministério informou que encaminhou o material para a PF. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) está acompanhando o caso.