A Polícia Rodoviária Federal anunciou, nesta quinta-feira (3), os resultados da Operação Carnaval 2022. Em seis dias, a PRF autuou 6.569 condutores cometendo infrações diversas. A mais constatada foi a ultrapassagem proibida, com 1.507 flagrantes. Os números equivalem a mais de 10 flagrantes por hora de operação.

Para evitar a violência no trânsito, os policiais intensificaram a fiscalização preventiva e no que se refere aos testes de alcoolemia com o ‘bafômetro’ houve um acréscimo substancial de 755%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Durante as abordagens, foram realizados 5.337 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), totalizando 85 condutores autuados por alcoolemia ao volante nas modalidades constatação e recusa. Um deles foi preso por embriaguez ao volante.

Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 73 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Outros 31 motoristas usavam o celular enquanto dirigiam. E obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 425 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 105 autos foram emitidos.

Com relação aos acidentes, houve uma redução de 21% no número de acidentes totais. Foram 57 em 2021 contra 45 este ano. No entanto, o número de óbitos continuou o mesmo, com nove vítimas cada ano.

Do total de acidentes registrados, 50 pessoas ficaram feridas, número que representa uma redução de 20,63% em relação ao mesmo período do ano passado.