Há 14 anos investindo e fomentando a prática da arte marcial, o itabunense conquistou respeito entre competidores, alunos e empresas que acreditam no desenvolvimento do atleta. A parceria firmada há mais de um ano com as Lojas Buriti – Materiais para Construção, bem como outras empresas da cidade, têm aumentado a participação de Mikéias nas competições, e isso tem resultado no crescimento da sua carreira como esportista profissional.

Além dos títulos conquistados pelo Campeonato Baiano e em competições à nível regional na categoria Pesado e Super Pesado, o atleta foi destaque no ano passado no Norte/Nordeste, um dos eventos mais disputados da modalidade. A competição preparou tecnicamente o itabunense, que, logo em seguida, venceu o Floripa Internacional Open IBJJF Championship, realizado em Florianópolis e o São Paulo Internacional Open de Jiu-Jítsu, ambas na modalidade Sem Kimono.

Mikéias tem sido um dos poucos atletas em Itabuna e região a manter, uma renda mensal e seus custos com alimentação, suplementação, reabilitação, treinamentos, bem como algumas viagens, que vem sendo subsidiados pelas empresas patrocinadoras. No entanto, embora possua tenha acesso a esses benefícios, o jovem precisa do apoio de mais empresas de Itabuna e região para concretizar seu sonho: “ser campeão brasileiro e mundial de jiu-jítsu”.

“Hoje estou treinando como atleta de ponta e tenho condição de manter os treinos como atleta de ponta, mas não estou tendo condições de viajar a quantidade de vezes que um atleta de ponta viaja. No ano passado treinei muito, mas só conseguir participar de cinco competições grandes. Este ano deixei de participar do Campeonato Europeu por não contar com recursos suficientes para estadia, viagem e alimentação, que são muito caros”, declarou.

Em ritmo de treinos há mais de dois (2) anos, Mikéias revela estar em boa forma física para enfrentar as competições previstas para o ano de 2015, a exemplo do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, nas modalidades com Kimono e sem Kimono, os eventos estaduais, e a depender de patrocínio, poderá participar do Panamericano de Jiu-Jítsu. “Eu preciso participar de todas as competições porque será a oportunidade para conhecer os atletas e as técnicas dos adversários. Saber o que preciso fazer para ganhar em outros eventos, e isso faz diferença”, relatou.

Muito além do retorno institucional alcançado com o patrocínio de atletas, as organizações tem a oportunidade de contribuir para o fomento da prática esportiva, que repercute na promoção social entre jovens e adolescentes. “Ao investir em atletas, como Mikéias estamos apostando na sua capacidade de conquistar metas que antes não eram possíveis, devido a falta de recursos. Por isso, esperamos que outras empresas venham acreditar nesse jovem talentoso, que é referência para vários lutadores e alunos dele aqui na região”, declarou o Diretor Comercial da Buriti, Mauro Luiz Ribeiro.

Além das Lojas Buriti, Mikéias conta com o patrocínio de SuperAção e Pizzaria e Churrascaria Estância.