A Prefeitura de Blumenau decretou o recesso de uma semana na rede municipal de ensino para a contratação de segurança privada. A medida ocorre após o ataque à creche Cantinho Bom Pastor na última quarta-feira (05), onde quatro crianças foram mortas a golpes de machado.

Segundo a gestão do município, o recesso começa nesta segunda-feira (10). As aulas vão retornar no dia 17 de abril. Já as aulas na rede municipal e privada estão mantidas.

Nas redes sociais, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) falou sobre a decisão em conjunto com a vice-prefeita, Maria Regina Soar (PSDB), e o secretário de Educação, Alexandre Matias.

“O recesso de professores e alunos terá duração de uma semana, tempo necessário para organizar legalmente a contratação da segurança privada que atuará nas escolas e creches do município. Este período também será necessário para trabalhar na viabilização das demais medidas anunciadas”, disse o comunicado.

Além da semana sem aulas, anteriormente, a gestão anunciou a implantação de 125 câmeras nas escolas da cidade.

Apoio psicológico

A creche Cantinho Bom Pastor vai realizar uma reunião com órgãos do governo na próxima terça-feira, 11, a fim de traçar planos de segurança e pedir apoio psicológico aos estudantes e à equipe escolar. As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa no sábado, 8, pela assessora jurídica da unidade, Patricia Kasburg.

No dia do ataque, 25 crianças estavam no parquinho da creche quando o acusado invadiu o local com uma machadinha. Outras quatro crianças ficaram feridas. As vítimas tinham entre 4 e 7 anos de idade.

Após cometer o crime, o homem se entregou à polícia e teve prisão preventiva decretada pela Justiça na quinta-feira (6).

As vítimas foram identificadas como: Bernardo Machado, de 5 anos; Bernardo Cunha, de 4; Larissa Toldo, de 7; e Enzo Barbosa, de 4.