A Prefeitura de Itabuna tem motivos para comemorar com mais uma conquista ao superar a meta estipulada pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e imunizar um total de 30.594 cães e gatos durante a Campanha de Vacinação Antirrábica iniciada no dia 5 do mês passado. “Foi um desafio e tanto, mas conseguimos superar a meta inicial”, afirma a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes.

Ela frisa que jamais duvidou da capacidade dos profissionais, que trabalham com competência e dedicação. Maristella contou que o esquema especial de vacinação elaborado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, permitiu que as equipes de aplicadores de vacina atendessem todos os bairros centrais e periféricos e também a zona rural com programação de visitas nos fins de semana.

Outra ação que ajudou a atingir a meta estipulada pela SESAB foi a busca ativa em casas de criadores sem condições de locomoção, fazendas e nas margens das rodovias BRs-101 e 415.

A chefe da Coordenação de Endemias, Lucimar Ribeiro, informou que a busca ativa foi uma das estratégias que fez grande diferencial para a imunização dos mais de 30 mil cães e gatos que hoje estão livres da raiva animal.

Ela lembrou que a vacinação antirrábica foi executada por profissionais dos departamentos das Vigilâncias Epidemiológica e de Endemias, o que contribuiu também para o sucesso da campanha de imunização. “Foi uma importante parceria que deu certo entre profissionais do Centro de Zoonoses e os Agentes de Combate às Endemias (ACE), que trabalham diariamente em campo”, destacou.

Lucimar aproveitou também para elogiar a atitude dos proprietários de pets que atenderam ao chamado para a vacinação contra a raiva de seus bichinhos de estimação.

Ela lembrou que a zoonose é uma doença infecciosa gravíssima que na maioria dos casos leva o pet ou o ser humano a óbito. “A vacina é o meio eficaz e seguro para garantir a saúde do animal, do tutor e de seus familiares e amigos”, reforçou a chefe da Coordenação de Endemias.

Para concluir, ela informou que a vacina contra raiva deve ser aplicada no animal quando ainda é filhote, a partir dos três meses, e os reforços vacinais também são imprescindíveis e devem ser administrados conforme a indicação de um veterinário.