A 4º Mostra Lugar de Mulher é no Cinema exibirá, a partir da próxima segunda-feira (22), 32 curta-metragens em suas mostras competitivas (Mostra Luas e Mostra Matinê), entre outras produções distribuídas por três mostras não-competitivas que compõem o seu catálogo, incluindo, pela primeira vez, uma Mostra Com Acessibilidade. Todos os filmes estarão disponíveis gratuitamente para o púbico até o dia 28 de março através do site do projeto.

Este ano, a Mostra homenageará Adélia Sampaio, considerada a primeira mulher negra a dirigir um longa no Brasil. O seu filme, Amor Maldito (1984) marca a abertura do festival. Na programação, também estão inclusas mesas de debates e uma masterclass online com Luciana Souza, atriz que participou de filmes como ‘Bacurau’ e ‘Ó pai ó’, entre os dias 23 e 26 de março, das 10h às 11h. As inscrições para a atividade formativa podem ser realizadas até este sábado (20).

O projeto foi concebido em 2017 pelas realizadoras Hilda Lopes Pontes, Lilih Curi e Moara Rocha, como um espaço no qual obras de mulheres são exibidas, debatidas e celebradas. Nesta quarta edição, a iniciativa ofereceu a oportunidade para pessoas não binárias também inscreverem suas produções audiovisuais.

O festival tem o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.