A secretária estadual de Educação, Adélia Pinheiro, confirmou nesta sexta-feira (02) que vai se filiar ao PT e que tem disposição de ser pré-candidata a prefeita de Ilhéus, no sul da Bahia. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Santa Cruz de Ilhéus, ao apresentador Gil Gomes. Foi a primeira vez que ela falou de forma objetiva sobre o destino partidário. “Eu vou me filiar ao PT”, afirmou Adélia, que também tinha convite para ingressar no PSB.

Em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre, mais conhecido como Marão (PSD), disse em janeiro que fará o anúncio do candidato à sucessão em março. “Vamos reunir nosso grupo para definir e começar a trabalhar o nome do nosso candidato. Inicialmente, teremos conversas aqui em Ilhéus e, posteriormente, visitarei o senador Otto Alencar (PSD), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Pretendemos fortalecer nossa base local e, em março, faremos o anúncio oficial do candidato”, declarou o gestor.

Há uma articulação em andamento entre Wagner, Otto e Jerônimo para que o PT tenha a cabeça de chapa em Ilhéus e o PSD em Itabuna, onde o prefeito Augusto Castro, filiado à sigla, vai disputar a reeleição. Vale frisar, no entanto, que o ex-prefeito e ex-deputado federal petista Geraldo Simões segue como pré-candidato à Prefeitura de Itabuna.