A secretária municipal da Educação, Janaína Araújo, participou de uma reunião para tratar sobre as obras de requalificação do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) com representantes da SEDUC, pais de alunos, representantes do movimento “Volta às Aulas” e a DAM Construtora, empresa responsável pela requalificação das escolas da rede municipal que está sendo executada pela Prefeitura de Itabuna. O encontro aconteceu na segunda-feira passada, dia 21.
O encontro já constava de uma agenda da secretária com estas mães e a empreiteira com o objetivo de esclarecer dúvidas acerca deste processo de requalificação que a unidade escolar está passando. O  retorno das aulas presenciais em algumas unidades escolares estava previsto para fevereiro passado. Importante salientar que, com as enchentes que atingiram a cidade em dezembro de 2021, as obras foram interrompidas, afetando o prazo de conclusão, entrega e reinício das atividades de maior número de unidades escolares.
Dentre os questionamentos apresentados esteve as condições da infraestrutura do IMEAM, o atraso nas obras das escolas da Rede Municipal de Ensino e o longo período em que os estudantes ficaram sem aulas presenciais devido ao processo pandêmico. Estes pontos foram esclarecidos pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).
A secretária Janaína Araújo afirma que a continuação do sistema não presencial em escolas municipais não foi uma decisão unilateral. A gestão municipal recebeu as escolas ano passado com as estruturas físicas precárias por falta de manutenção, além de ter que promover um processo licitatório para a requalificação das mesmas. Em virtude dessa necessidade, as escolas com situações mais urgentes foram as primeiras a terem as obras iniciadas.
Segundo a titular da SEDUC, os critérios de retorno para as aulas do primeiro bloco de escolas foram avaliados pelas equipes técnicas da Secretaria e dos gestores das próprias escolas. Atualmente, o município tem 11 escolas passando por grandes reformas na infraestrutura visando valorizar a educação, além de proporcionar um ambiente seguro aos alunos, professores e aos servidores.
Por fim, a empresa DAM Construtora informou que fará com que  acelere no IMEAM o ritmo das equipes que atuam nas obras de reforma de banheiros, manutenção elétrica e hidráulica e também da quadra poliesportiva e da cozinha. A previsão é que o colégio esteja em condições e organizado para receber os alunos a partir de 18 de abril.