Desde criança, a maioria dos jovens sonha em fazer parte de algo grandioso, se tornar ídolo para as gerações seguintes e até defender seu país. Mas, para que os sonhos se tornem realidade é preciso treino, disciplina e vontade, como aconteceu com o atleta itabunense Samuel Rosa dos Santos, de 17 anos.

O pugilista da categoria juvenil 63,5kg recebeu com muita emoção a sua primeira convocação para integrar a Seleção Brasileira de Boxe Olímpico para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, maior evento esportivo do planeta que será realizado nos meses de julho e agosto. O convite partiu da Confederação Brasileira de Boxe por decisão técnica da Equipe Permanente de Boxe.

Atleta tri-campeão juvenil de boxe, Samuel Rosa dos Santos é filho mais velho do senhor  Agenovaldo dos Santos, que há 25 anos trabalha na Feira do São Caetano, e de dona Irene Alves Rosa, dona de casa. De família humilde, residente no Bairro Maria Pinheiro, periferia de Itabuna, ele conseguiu fazer a a grande de diferença através do Boxe.

O jovem Samuel, treina desde os seis anos de idade na Associação de Boxe Lutando Pela Paz, liderado pelo Professor Gilmarques Sabino dos Santos. Em seu currículo tem 60 lutas, entre 59 vitórias e uma derrota, além dos títulos de Tricampeão Brasileiro de Boxe (eleito melhor atleta juvenil), Campeão Feirense de Boxe, seis vezes Campeão Baiano de Boxe, Campeão do Campeonato das Estrelas.

Agora, na primeira semana de fevereiro, Samuel Rosa se prepara para integrar a equipe da Seleção Brasileira de Boxe no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da CBBOXE, na cidade de São Paulo.

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Esportes e Lazer tem buscado parcerias para auxiliar os jovens atletas da cidade, em especial, o tri-campeão Samuel. Segundo o secretário José Alcântara Pellegrini, é compromisso da administração do prefeito Augusto Castro (PSD) auxiliar e incentivar os esportistas, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Dentre as ações, o Projeto Esporte e Juventude em Movimento que oferta bolsa-auxílio para os educadores sociais. “A gente sabe que há muitos jovens em vulnerabilidade e tem algumas instituições que já trabalham na área. O governo municipal tem buscado ir até onde as pessoas estão”, afirmou.

Alcântara disse que a Associação Lutando Pela Paz, que apoio, incentivou e estimulou o atleta Samuel Rosa, é um desses espaços que a gestão do prefeito Augusto Castro abraçou com o Projeto Esporte e Juventude em Movimento. “Esse é o nosso trabalho em favor das instituições e atletas das diversas modalidades esportivas” destacou o secretário.

Já o presidente da Associação de Boxe Lutando Pela Paz e instrutor da Federação Baiana de Boxe, além de educador social em Itabuna, professor Gilmarques Sabino dos Santos, contou que a associação existe há 13 anos e funciona com profissionais voluntários de pedagogia e assistentes sociais.

Segundo ele, os profissionais proporcionam palestras e o acompanhamento das famílias dos alunos/atletas. Gilmarques destacou que o principal objetivo da associação é formar cidadãos a práticas esportivas e que aprendam a conviver em grupo, com respeito às famílias e aos companheiros, aproveitando os ensinamentos das artes marciais.