Teve início na segunda-feira (6), o seminário sobre a ampliação dos direitos dos trabalhadores da Bahia e de Pernambuco em situação de vulnerabilidade social. A atividade realizada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT-BA) acontece em Salvador, no auditório da Fecombase, até quinta-feira (9), em parceria com o Instituto de Promoção Social (Ipros).

Sindicalistas dos dois estados se reúnem para aprofundar as discussões sobre o tema e contribuir para o lançamento de uma cartilha. O presidente da Fecombase, Márcio Fatel, na abertura, falou sobre o atual cenário político e econômico e os desafios enfrentados pelos trabalhadores, em particular quem atua no comércio.

O responsável pelo seminário, Paulo Roberto do Nascimento, que é coordenador do Ipros, explica a importância da atividade diante do cenário de crise no cenário político e econômico. “O evento é oportuno nessa atual conjuntura em que o governo acena com ainda mais dificuldades para os grupos de trabalhadores que são desprotegidos”, afirma. Trabalhadores rurais, ambulantes, cordeiros e mototaxistas da Bahia participam do evento, que conta ainda com pescadores artesanais de Pernambuco. O tema da Previdência Social também é debatido na atividade.

O presidente interino da UGT Bahia, Joselino Aquino, destaca que o evento é de grande importância para os trabalhadores, que precisam manter e ampliar suas conquistas. “Não podemos aceitar a crise como desculpa para que os direitos da classe trabalhadora sejam desrespeitados, sobretudo para as categorias menos favorecidas”, diz.