Os vereadores do PT de São Paulo pediram que Gleisi Hoffmann, presidente do partido, tente fazer com que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) se filie à sigla para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2024. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o pedido foi feito em reunião na última quinta-feira (20).

Em 2022, Boulos fechou um acordo com Lula de que abriria mão de sua candidatura ao Governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad (PT), hoje ministro da Fazenda. Em troca, recebeu a promessa de que seria apoiado pelo PT na eleição municipal do ano que vem.

Em carta entregue a Gleisi, os oito vereadores do PT-SP dizem que souberam do acordo pela imprensa e por conversas internas do partido, e que essa decisão pode impactar negativamente a força do PT na cidade e dos candidatos à Câmara Municipal em 2024.

Eles defendem então que o acordo seja cumprido, mas querem que a mudança de sigla seja analisada, pois fortaleceria “o partido, a militância e a chapa proporcional.”

Caso Boulos seja apoiado como filiado do PSOL, eles destacam que será a primeira vez desde a fundação do PT que o partido não terá candidatura majoritária na capital. Por isso, pedem que a Direção Nacional da legenda faça esforço para montar uma chapa competitiva de vereadores em 2024, “atraindo figuras representativas com a garantia de suporte para as campanhas.”