O deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ) protocolou nesta quarta-feira (17) na Câmara dos Deputados pedido de impeachment de Michel Temer em função da gravação apresentada pelos donos da JBS, onde o presidente da o aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha sobre casos de corrupção envolvendo o governo.

“Isso fere direta e claramente a lei dos Crimes de Responsabilidade, que diz que ter comportamento incompatível com decoro do cargo é causa para cassação do mandato”, disse Molon.

O pedido do deputado se baseia no artigo nono da Lei 1079, que trata sobre crimes contra a probidade da administração. De acordo com O Globo, Temer teria sido gravado por executivos da JBS, que negociam acordo de delação premiada com a Procuradoria Geral da República. O Supremo Tribunal Federal (STF) não confirmou se as delações da JBS foram homologadas.

“É o primeiro pedido de impeachment de Michel Temer com fundamentação nesses fatos, que devem levar a sua cassação o quanto antes”, completou Molon.

O pedido protocolado precisa agora ser analisado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (PMDB-RJ), aliado político de Temer.