Os fabricantes de refrigerantes e sucos artificiais do país anunciaram que vão parar de fazer publicidade direcionada para crianças. A medida foi anunciada pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), que possui 51 empresas associadas.
A mudança é uma pauta antiga da indústria e segue uma tendência mundial da área. Conforme o diretor-presidente da Abir, Alexandre Kruel Jobim, a discussão sobre o tema foi acelerada no segundo semestre de 2015, e as empresas decidiram aprovar a autorregulamentação no início deste ano.
O entendimento da associação é de que cabe aos pais decidirem quais produtos os filhos vão consumir, e não às crianças. Por isso, a ideia é não atingir o público infantil (menores de 12 anos) com as peças publicitárias, em qualquer tipo de mídia. Além disso, também não devem ser veiculados comerciais de refrigerantes ou sucos artificiais em programas cuja audiência seja formada por pelo menos 35% de crianças.
Garrafas pequenas, feitas para o consumo das crianças, ainda poderão ser fabricadas, mas a publicidade terá de ser direcionada aos adultos. Já as promoções que dão brinquedos de brinde terão de ser revistas. Marcas que tenha logotipo com conotação infantil, como bichinhos, não serão obrigadas a mudar sua imagem visual, mas terão de usá-la com moderação. A associação também não definiu como fará a fiscalização da medida. São estudadas as possibilidades da própria entidade realizar o trabalho ou da contratação de uma empresa terceirizada.
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