A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA) pretende investir ainda mais na produção de peixes em Itabuna, a partir da criação de alevinos pelos pequenos produtores da agricultura familiar.  O assunto foi discutido na manhã de quarta-feira, 20, entre o titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, e o presidente da Bahia Pesca, Daniel Benício, em Salvador.

         No encontro, que contou com a presença do chefe de Gabinete da Agricultura de Itabuna, Marcelo Lisboa, foi solicitada a doação de mil alevinos  que serão distribuídos entre as famílias dos pequenos produtores rurais de Itabuna.

         No mesmo encontro, também já ficou decidida a visita do presidente da Bahia Pesca junto com sua equipe técnica a Itabuna, para definir estratégias sobre a produção de peixes, bem como a qualificação dos pequenos agricultores familiares e ainda a orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.

         O Titular da SEAGRIMA, Moacir Smith Lima, ressaltou a importante parceria da Bahia Pesca, órgão ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, e, ao mesmo tempo também ficou empolgado com a possibilidade de incentivar ainda mais a diversificação na área agrícola, a partir da produção de peixes entre as famílias dos pequenos produtores cadastrados na Prefeitura de Itabuna.

         Moacir Smith adiantou que durante o encontro na capital baiana foi solicitada à  instituição a doação de 100 mil alevinos que serão repassados às famílias dos pequenos produtores. “Precisamos promover a piscicultura em nosso município e o melhor caminho é a busca de um órgão como a Bahia Pesca, que tem uma grande experiência no assunto, e que nos abriu as portas”, frisou o secretário.

Em relação piscicultura, Moacir afirma que a diversificação contribuirá  para o aumento da  oferta de pescado no município, além de ser uma importante  fonte de renda para as famílias dos pequenos produtores que já contam também com outros benefícios, a exemplo da distribuição de sementes e a assistência técnica  permanente da equipe da SEAGRIMA.