Mais três bairros de Itabuna com elevado índice de infestação predial vão receber o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti que está sendo executado há 15 dias pela Prefeitura. Nesta  terça-feira, dia 31, das 8 as 13 horas,  Pedro Jerônimo vai receber  as equipes do Departamento de  Vigilância em Saúde e a da Limpeza Pública. A orientação é que façam o bota-fora removendo lixo e entulhos dos quintais e terrenos para que sejam recolhidos.
 
O Mutirão de Combate ao Mosquito, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya vai chegar na quarta e quinta-feira, dias 1º e 2 de junho, ao Daniel Gomes e no Maria Pinheiro, respectivamente, para que seja executado o trabalho de bota-fora, aplicação de inseticida focal e perifocal, educação ambiental e orientação sobre cuidados com recipientes que acumulam água.
 
A diretora de  Vigilância  em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Maristella Antunes, disse hoje que a cidade permanece com índice de agora de infestação de  5.8%. “ Estamos em situação de  epidemia. A população tem que lavar  tanques, trocar a água dos caqueiros diariamente, eliminar,  pneus, garrafas e receber o agente de endemias, para verificação dos reservatórios”, orientou.
O mutirão reúne equipes da Vigilância Sanitária, Agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde e profissionais da limpeza pública que executam a roçagem de terrenos baldios, notificam os donos desses terrenos e recolhem todo material em desuso nas residências, entre eles , latas e garrafas PET no chamado bota-fora.
 
As  ações  para combater o mosquito foram iniciadas  no dia 17 de maio. Até agora, as equipes  já passaram pelo Novo Horizonte, Santo Antônio, Pontalzinho, Novo  São  Caetano e Vila  Anália  Segundo balanço da Vigilância em Saúde, Itabuna registra 1.246 casos de dengue, 145 de chikungunya e 19 de  zika virus. O total de casos de arboviroses atinge 2.292. Os números foram contabilizados de   janeiro até o  dia 27 de maio.