Nesta quarta e quinta-feira, dias 9 e 10, a  Secretaria Municipal da Educação vai realizar o 1º  Seminário Integrador da Consciência Negra. O evento, que tem o apoio da Fundação Itabunense  de Cultura e Cidadania (FICC), marca as celebrações do 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra e vai  acontecer no 2º andar da SICOOB,  na Avenida Cinquentenário, e no Teatro Municipal  Candinha Dórea, respectivamente.
O Seminário tem como tema: “Avanços, Caminhos e Perspectivas da População Negra”. Também vai tratar da implementação de conteúdo relacionado à cultura afrodescendente nas escolas da Rede Municipal de Ensino, como determina a Lei Federal nº 10.639.
Na quarta-feira, haverá  a palestra da professora Fátima Santana, que é mestre em Ensino das  Relações Étnico-Raciais, pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)  e vai falar sobre a inserção da temática em sala de  aula. “Ela vai contribuir para que possamos iniciar esse conteúdo nas escolas, através do que está em execução em uma escola de Salvador”, disse o secretário municipal da Educação, Josué Brandão Júnior.
Ele afirmou que foi criado na Secretaria Municipal da Educação um Grupo de Trabalho para construir o referencial curricular desse tema na formação dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II.  “A proposta é que as  escolas tenham um  material específico  para   em cada ano trabalhar esse conteúdo”, explicou  Junior Brandão.
O seminário terá  a  presença dos movimentos  negros, professores  das  universidades estadual de Santa Cruz e  federal do Sul da Bahia,  faculdades particulares, além de educadores da  Rede Municipal de Ensino.
O  secretário lembra que a  questão do negro deve ser tratada durante todo o ano letivo. “ É preciso analisar  até de forma cientifica, a influência do negro na  nação brasileira, contribuições   e dificuldades” frisou.