Diz-se que a internet vai acabar com a imprensa escrita, o que não acreditamos. Mas a verdade é que, afora alguns problemas que ela possa vir a causar aos nossos órgãos de imprensa, nós podemos usá-la para resgatar, registrar e difundir a riquíssima história dos nossos jornais e revistas, e é o que faremos a seguir.

No seu livro Notícia Histórica de Ilhéus, páginas 30 a 32, o Professor Carlos Roberto Árleo Barbosa resgata a história da imprensa escrita na nossa cidade, no período de 1901 a 1976. Vejamos o que diz o Professor Árleo.

A IMPRENSA ESCRITA

A imprensa escrita de Ilhéus começa na alvorada do século XX. O primeiro jornal da cidade foi a GAZETA DE ILHÉUS, que funcionou de 31 de março de 1901 a 1906. Periódico político e noticioso, de grande formato, publicação bissemanal, usava como divisa: “tudo pelo e para o bem do povo”. Era de propriedade de uma sociedade anônima e tinha como Redator Chefe o Sr. Antonio Pessoa da Costa e Silva. Após um atentado em setembro de 1903(?), saiu em pequeno formato até 11 de outubro do mesmo ano. Veja um número da Gazeta de Ilhéus, de 1906.

Imprensa escrita - Jornal Leopoldinense

A VOZ DO POVO – 1902 a 1903 – Periódico neutro em política. Pertenceu ao Sr. Francisco Amorim e Antonio Embiruçú.

O SANTELMO – Hebdomadário, neutro em política publicado aos sábados. Pertenceu à firma Freitas & Irmão.

NOVA REGIÃO – Publicação semanal que tinha como lema “Humanidade, Pátria e Família”. O seu primeiro Diretor Gerente foi Luis Ramos, depois substituído pelo Dr. Leonel de Alcântara.

A LUCTA – 1903 a 1911 – Órgão político e noticioso, publicação bissemanal às 4as. e sábados, de propriedade de uma associação. Teve como redator o Dr. João Mangabeira e como gerente o Sr. Alexandre Cunha.

CIDADE DE ILHÉUS – 1907 – Órgão literário, religioso e noticioso de pequeno formato, era de propriedade do Sr. José de Figueiredo Rocha. Este jornal foi fechado violentamente, no mesmo ano que funcionou, após escandaloso espancamento do seu Redator.

A CIDADE – 1912 a 1915 – Jornal de pequeno formato, noticioso e político, propriedade de uma associação. Teve como redatores João Mangabeira, Arthur Lavigne e Rui Penalva.

JORNAL DE ILHÉUS – Órgão do Partido Democrata, funcionou de 1912 a 1921. Propriedade do Sr. Misael Tavares, teve como diretores Alipio Mota, Antonio Pessoa da Costa e Silva e o Prof. Dioclécio Silva, respectivamente.

DIÁRIO DA MANHÃ – Jornal de pequeno formato, editado diariamente, sob direção de Inocêncio Cezimbra e do Prof. Deoclécio Silva. Teve duração efêmera, de 1915 a 1916.

O COMÉRCIO – Surgiu em 1920 e circulou até 1925. Vespertino popular inteiramente dedicado aos interesses do sul do estado, teve como Diretor-Geral o Sr. Manoel Antunes de Oliveira e o seu primeiro redator foi Rui Penalva.

A FOLHA DE ILHÉUS – Apareceu em 1919 e foi extinto em 1921. Os principais responsáveis foram: José Ernesto da Silva e Evandro Balthazar da Silveira.

A PALESTRA – Revista mensal que circulou de 1920 a 1921, sob a direção de Rozendo Correia Carmo.

O GRÊMIO – Revista mensal que funcionou de 1924 a 1926. Era órgão oficial do “Grêmio Olavo Bilac”, antiga sociedade de letras de Ilhéus.

O LEADER – Panfleto, dirigido por Nelson Schaum e Edylio Ribeiro. Teve pouca duração.

DIÁRIO DO POVO – Direção e propriedade de Dr. Oscar de Andrade, foi um vespertino de combate, atuante em todos os setores da vida social e política.

A VOZ POPULAR – Semanário noticioso, dirigido pelo Sr. Eustáquio Bastos, circulou de 1924 a 1925.

PEQUENO JORNAL – De 1925 a 1928, teve como Redator Chefe Antonio Rocha.

O GRITO – Publicação humorística que funcionou de 1917 a 1926. Foi dirigida pelo Prof. Lopes Filho.

O CORREIO DE ILHÉUS – Funcionou a partir de 1921 e teve como primeiro dirigente o Senador Antonio Pessoa da Costa e Silva.

ILHÉUS JORNAL – Circulou em 1942, de propriedade do Sr. Mário Almeida.

A VOZ DE ILHÉUS – Semanário da Diocese fundado pelo Bispo D. Felipe Conduru Pacheco.

A VOZ DE ANCHIETA – Órgão de pequeno formato fundado pelo Sr. Antonio Sá Pereira da Silva Moreira. Presidente da Sociedade José de Anchieta. Dedicava-se à causa da assistência social.

ÚLTIMA NOTÍCIA – Semanário que circulou em 1961 e teve como Diretor o Dr. José Cândido de Carvalho Filho e redator chefe o Dr. Afro de Barros Leal Neto.

JORNAL DE ILHÉUS – Semanário de duração efêmera, teve como proprietário o Dr. Afro de Barros Leal Neto.

O CORREIO – Também de propriedade do Dr. Afro de Barros Neto, circulou em 1969.

A BOCA – Publicou somente dois números, de propriedade de um grupo de jovens idealistas que tentou movimentar a intelectualidade da região, em 1972.

O SEMANÁRIO – Funcionou em 1975. Propriedade de uma sociedade anônima, teve como redatores, Diamantino Correia da Cruz e Kleber Torres.

E Árleo lista mais algumas publicações que à época, 1994, ainda estavam em funcionamento, mas que, infelizmente, deixaram de ser publicadas. São elas:

DIÁRIO DA TARDE – Fundado de 10 de fevereiro de 1928 pelo Sr. Francisco Dórea. Tem como redatores Francisco Cardoso, Jane Kátia e Valério Magalhães. OBS. O Diário da Tarde deixou de circular em 1999.

ILHÉUS REVISTA – Publicação periódica que tem como Diretora Geral Janete Mendonça Badaró, Diretor Adjunto Pedro Augusto Matos e Redatora Chefe Jane Kátia M. B. Santos. Essa revista substituiu o ILHÉUS JORNAL que funcionou na segunda metade da década de 70, fundado e dirigido pelo Sr. Carlos A. R. Badaró.

JORNAL DA MANHÃ – Diretor Geral Gerônimo Rosário e Diretora Administrativa Antonia Rosário. Na redação encontram-se Juarez Vicente e Gerônimo Rosário.

E continua o Prof. Árleo:

PERSPECTIVA – Dos periódicos estudantís, o mais importante é “PERSPECTIVA”, órgão de informação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FESPI, cujo primeiro número circulou em março de 1975.

JORNAL DA ACI – Em 1976 começou a circular a publicação mensal da Associação Comercial de Ilhéus, sob a presidência do dinâmico José Alves dos Santos.

JORNAL DA CIDADE – Entrou em funcionamento já no crepúsculo do ano de 1980. Publicação semana que tem como Diretor o Sr. Diamantino Corrêa da Cruz e como redator Alberto Barreto.

Complementando as históricas e valiosíssimas informações registradas pelo Prof. Árleo, passamos a escrever sobre algumas outras publicações que circularam/circulam no nosso município.

O MARIMBONDO – Publicado pelo nosso amigo Roberto Rabat lá pela década de 70, que fica nos devendo um texto sobre a história deste jornal que picou muita gente.

1 Folha da Praia Folha.pdf 1 Folha.pdf 1 07/07/ :27:16 07/07/ :27:16 - PDF Free Download

A FOLHA DA PRAIA – que de acordo com Roberto Santana, seu Diretor, surgiu em 1990 como um jornal alternativo, independente, voltado para o desenvolvimento turístico do sul da Bahia. E posteriormente foi transformada numa revista de alta qualidade com 80 a 92 páginas, que circula em Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Morro de São Paulo, Barra Grande, Porto Seguro, Salvador e São Paulo.

JORNAL FOCO REGIONAL – Foi criado por Saldanha, Aderino França, Marcelo Araújo (Théo) e Emerson Feitosa (Careca) em 2008. Em 2009 Elival Vieira, o Saldanha se desligou do grupo e fundou o Jornal Foco Bahia.

COMUNICAÇÃO TRISTE COM PARTIDA DO SEU GOGÓ DE OURO » Costa do Cacau Blog

Saldanha (foto), fundador do Foco Bahia.

JORNAL FOCO BAHIA – Foi idealizado pelo radialista Saldanha ” o gogó de ouro do rádio ilheense”. Juntos lançaram “Um jornal para falar a verdade”, há 01 ano e seis meses (04.04.2010). Em entrevista, Elival Vieira, o Saldanha contou que o jornal é resumo do que acontece na vida social de Ilhéus e da região. Notícias e fatos importantes formam a essência do veículo. Para o radialista, o Foco Bahia também é uma revista de entretenimento já que dá notoriedade aos empresários, comerciantes e líderes da nossa sociedade.

Jornalista Elias Reis (foto acima) já escreveu para o Jornal Tribuna da Bahia, Salvador; Jornal Agora, Itabuna; Diário da Tarde e Diário de Ilhéus, Ilhéus. em 2007 fundou o seu próprio jornal.

JORNAL DO RADIALISTA – Fundado pelo jornalista Elias Reis em outubro de 2007, na cidade de Ilhéus, Bahia, é constituído de uma equipe de 7 pessoas, o diretor-chefe, presidente e editor Elias Reis, a reportagem com o estudante de jornalismo da Unime Luciano Amaral , free-lancer: Kléber Reis, a revisora Kássia Reis, e o diretor de departamento comercial Job Veríssimo, além da colaboradora Cléa Sam e com projeto gráfico e diagramação de Ivo Coelho. A partir de 2015 o jornal impresso deixou de circular e, em seguida, 2016, foi lançado o JORNAL DO RADIALISTA, versão online.  

www.jornaldoradialista.com.br

Jornal do Radialista

DIÁRIO DE ILHÉUS – Um símbolo da resistência da imprensa escrita da nossa cidade, fundado em 24 de julho de 1999 por ex-colaboradores do Diário da Tarde, sendo Editor: Marcos Corrêa, Chefe de Reportagem: Juliana de Moura, Departamento Comercial: Damiana Gomes, Diagramação: Makalé, Projeto Gráfico: Ivo Coelho, e Impressão: Alberto Carlos. Contando também com os seguintes colaboradores: João Hygino Filho, Gutemberg Pires Maciel, Gustavo Kruschewsky, Ader Oliveira, Ana Virginia Santiago, Maria Luiza Heine, Heckel Januário, Jonildo Gloria e Alberto Barreto.

Cover of "Diario de ilhéus edição 1 12 2017"

Passando nos últimos tempos por problemas financeiros, o Diário de Ilhéus circula atualmente três vezes por semana.

Temos aí uma visão panorâmica da imprensa escrita em Ilhéus, fruto de pesquisas na internet. Este não é um trabalho terminado e todos podem e devem complementá-lo, corrigir eventuais falhas, melhorá-lo.

*ÁRLEO BARBOSA

Ocupante da cadeira número 19 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), Arléo Barbosa possuía extenso histórico acadêmico, sendo presidente da entidade, de 2009 a 2013, e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 1974 a 2008, com Especialização em História Regional e História Contemporânea. Entre as obras publicadas por ele, destacam-se: Monarquismo e Educação (1972); Nhoesembé (1973); Ilhéus (2010) e Notícia Histórica de Ilhéus, cuja última versão foi publicada em 2013.

Arléo Barbosa

Nascido em Jequié, ele chegou à terra de Jorge Amado ainda na adolescência, recebendo o título de cidadão ilheense em 1986. Sua paixão pela educação fez com que fundasse o Colégio Fênix, em 1988, instituição de ensino tradicional na qual também integrava o quadro de docentes. Em 2004 foi homenageado com a entrega da Comenda do Mérito São Jorge dos Ilhéus, título dado a homens e mulheres que colaboram para o progresso do município.

Personalidade ilustre e respeitada, o professor Carlos Roberto Árleo Barbosa faleceu no dia 19 de fevereiro de 2022, aos 82 anos.

MATERIAL ENCAMINHADO AO SITE JORNAL DO RADIALISTA , em 20/11/2022.

Memória Visual de Ilhéus

 

OBSERVAÇÃO:
em 21/11 nos passaram que já existiram outros jornais impressos em Ilhéus:

A Tribuna

Ilhéus em resumo

Tropa de Ilhéus

Jornal Sul Bahia

A Tocha

Jornal o Repórter

Jornal Popular

QUEM TIVER INFORMAÇÕES DOS SEUS FUNDADORES, MANDAR NOMES, DADOS, FOTOS DO JORNAL E DATA DE FUNDAÇÃO PARA O E-MAIL:

jornaldoradialista@gmail.com

 

A reprodução desta matéria é autorizada desde que contenha a assinatura JORNAL DO RADIALISTA.