Foi realizada na quinta-feira (6) a 1ª Etapa do GlaucomaDay nos Bairros – Mutirão de Prevenção e Combate ao Glaucoma que segue estratégia junto às Unidades de Saúde da Família e Unidades de Atenção Básica em Itabuna. Após a realização do GlaucomaDay no mês de junho, a primeira etapa do Mutirão nos bairros ocorreu no Centro de Saúde José Maria Magalhães  (antigo SESP). A parceria estabelecida com a Prefeitura de Itabuna, via Secretaria Municipal de Saúde, está sendo viabilizada pela Coordenação do Programa de Saúde da Família, que tem a frente hoje a enfermeira Margarida Amorim.

Sobre o atendimento realizado na quinta-feira, a equipe foi composta por médico e técnicos do DayHORC, no Centro de Itabuna, atendendo a pacientes pré-selecionados nas Unidades de Saúde. Na consulta de Triagem para o Glaucoma, cada paciente foi submetido a uma anamnese, exames de Tonometria e Fundoscopia. “Os casos diagnosticados como suspeitos para o Glaucoma já saíram do atendimento com um check-up de Glaucoma agendado no DayHORC com objetivo de confirmar ou descartar o diagnóstico”, declarou o assistente de Comunicação e coordenador da ação, Alanderson Viana.

Ainda não foi agendada a data da próxima etapa do GlaucomaDay nos bairros, mas é preciso ficar atento às convocações nas Unidades de Saúde de seu bairro. “Mantivemos a mesma prerrogativa de atendimento ao público alvo da campanha: pessoas acima de 40 anos, negras, com histórico de Glaucoma na família, diabéticos e míopes com grau elevado. Pacientes que se encaixem neste perfil devem procurar o Agente Comunitário de Saúde ou a própria Unidade de Saúde e solicitar inclusão na próxima etapa do GlaucomaDay nos Bairros”, finalizou Alanderson.