Tendo a Presença de 03 participantes em sua delegação, a Diocese de Ilhéus marcou presença no 3º Encontro da PASCOM do Regional Nordeste III. Foram eles: Paulo Costa – Assessor de Comunicação da Diocese; e as coordenadoras da PASCOM da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ubatã; Marilia e Roberta Araújo.

Primeiro Dia: O evento aconteceu na Casa de Encontros Frei Ludovico em Salvador, no período de 15 á 17 de maio de 2015 e começou na sexta feira na acolhida aos participantes e logo em seguida todos se encontraram para jantar no belo momento de confraternização. Após este momento fomos para um dos auditórios da Instituição onde todos se apresentaram e contaram suas experiências na área da PASCOM de suas Dioceses e Paróquias.

O Assessor de Comunicação lembrou que infelizmente na Diocese ainda não tem uma Equipe da PASCOM formada, mais que ao contrário do Encontro de setembro /14, hoje algumas Paróquias da Diocese encontram-se com uma maior responsabilidade, e que no II semestre poderá acontecer, o I MULTICOM (Mutirão da Comunicação Diocesana).

Já ás coordenadoras da Paróquia de Ubatã, destacaram que a Paróquia já conta com mídias de Comunicação Paroquial (Site, Facebook, Twitter) e que o Pároco Padre Marcos apresenta com elas

o Programa da Ave-Maria na Rádio Povo, durante 15 minutos, porem segundo informações sabemos que a Paróquia está tentando criar uma Web Rádio.

Segundo dia: Já no sábado começamos o dia com um Café da manhã e tivemos a alegria da presença de outros participantes que não puderam estar conosco na sexta-feira, dentre eles o nosso Coordenador da Região VI (Dioceses de Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas/Caravelas e Eunápolis) Erivaldo Bonfim. Após o Café da Manhã fomos para o auditório, onde fomos conduzidos a um momento de oração para abrirmos os trabalhos do dia pela Coordenadora do Regional Patrícia Luz.

O primeiro tema do dia foi: Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e sua aplicabilidade pastoral; onde tivemos uma visão a respeito da presença de Jesus Cristo na Comunicação durante o seu tempo e que em resumo o Agente da PASCOM deve ser capaz de escutar e dialogar; estar aberto para aprender sempre; ter presença aliada a capacidade profissional e ao testemunho; amor e paixão pela comunicação; interagir com a adversidade; lidar com os pontos de vistas diferentes e ser criativo na busca de soluções.

Na parte da tarde, o Frei Mario Sérgio, assessor de Comunicação da Arquidiocese de Feira de Santana a presentou a todos a mensagem do Papa Francisco para o 49º dia das Comunicações Sociais, mostrando inclusive documentos do Concílio Vaticano II e de outros Papas a respeito da Comunicação na Igreja e durante um período de muita descontração. Também disse que a sua Paróquia já conta com uma equipe de TV, mais que não foi muito fácil para chegarem onde chegaram.

Em seguida Coordenadora do Regional nos apresentou um artigo sobre Planejamento da Comunicação, dentro dos critérios da Igreja no VER, JULGAR, AGIR E CELEBRAR; E tinha como tema: Planejamento de comunicação: o que é? Como fazer? Em seguida tivemos a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre/Frei Mário Sérgio e Concelebrada pelo Padre Erisvaldo da Diocese de Ruy Barbosa, em seguida o jantar e todos foram liberados para curtir a noite. Alguns corajosos encararam a chuva e foram ver a exposição do Santo Sudário que encontrava-se no Shopping da Bahia.

Terceiro dia: Começou com a celebração ás 07h00 da manhã, presidida pelo Padre Erisvaldo da Diocese de Ruy Barbosa e foi ajudado pelo Seminarista Cleber da Diocese de Livramento. Após a Celebração nos encontramos para um café e logo em seguida a brilhante mensagem do Padre Franklin Silveira que é o Assistente Eclesiástico da PASCOM da Arquidiocese de Salvado que nos trouxe

a Luz do Tema: Espiritualidade e mídias digitais; recordando como na contemporaneidade o acesso está facilitado e que não se pode controlar a produção de conteúdo, pois no meio digital todos possuem liberdade para expor suas opiniões e conceitos. A Igreja deve estar inserida onde as pessoas estão, por isso a importância de fazer presença nos meios de comunicação ( internet, rádio, tv), mas essa não deverá ser uma desculpa para isentar de uma vivência comunitária e presencial

Em seguida a coordenadora buscou fazer conosco uma avaliação do Encontro e buscar perspectivas para os próximos. Uma das alternativas foi marcar encontros virtuais, já que a situação dos Regionais da CNBB encontra-se indefinida, inclusive quem são os Bispos Referenciais de cada Pastoral, e também para conter gastos.

A Diocese de Alagoinhas, abriu vagas para participação de membros do Regional para vivenciar um retiro de espiritualidade para Comunicadores, que será realizado entre 03 e 05 de julho, na Comunidade Taizé.

Após mais este momento, fomos liberados para o almoço e também para nos dirigirmos as nossas cidades e lares, após um final de semana maravilhoso num lugar onde tivemos um contato com a natureza e isso sem mencionar o maravilhoso atendimento das Irmãs Franciscanas Imaculatinas que no escala de 0 á 10, eu diria que fosse 11, e acredito que todos que lá estavam devem concordar comigo, por isso fica aqui registrado o nosso agradecimento especial a cada uma delas, pela maravilhosa recepção.